
“Tu vens , Tu vens, eu já escuto teus sinais!”
Estimado Povo Diocesano, Clero e Lideranças Laicas,
Estamos iniciando o tempo litúrgico do ADVENTO. Fomos ensinados que o Advento é, para nós, o início de um novo ano, e que o ano litúrgico cristão, que começa no primeiro domingo do Advento, não coincide com o ano civil. Mais uma vez temos a oportunidade de ficar atentas/os aos belos e significativos sinais que nos são oferecidos.
Celebramos o Advento ao longo de quatro semanas em preparação para a festa de Natal. Somos motivadas/os a celebrar o mistério da presença do Reinado de Deus, que se manifesta a nós em Jesus Cristo. Assim, nossas celebrações se dirigem para a figura do Emanuel, o Deus conosco, proclamado pelas Escrituras.
Vamos caminhar juntas/os nas semanas de espera. Destacamos que neste tempo , três personagens bíblicas que nos apontam o caminho para Jesus: o profeta Isaías, o precursor João Batista e Maria, mãe de Jesus. O profeta Isaías tem uma importância relevante neste tempo, pois as comunidades cristãs buscam em suas profecias o mistério de Deus revelado em Jesus. As profecias contidas no livro de Isaias, são chaves para viver o tempo do advento. De que maneira nós hoje estamos vivenciando o que aprendemos do Profeta Isaías? Estamos sendo profetisas e profetas, diante das realidades desafiadoras? Temos buscado proclamar as boas novas da Salvação com nossas ações de acolhida, escuta e transformação de vidas?
João Batista vem preparar os caminhos do Messias. Lembremos, que ele é comparado com Elias, como se o profeta falasse de novo para permitir que as comunidades se fortaleçam e que as famílias se abram à ação de Deus acolhendo Jesus. João aponta com firmeza o Cordeiro de Deus que está no meio de nós (Jo 1,29).
Maria, mãe de Jesus vem nos lembrar que o Natal é a festa que nos motiva a celebrar em torno da esperança e da alegria de um nascimento. Ela lembra-nos que devemos estar empenhadas na construção do Reino que deverá nascer sem angústia, sem dores, sem incertezas.
Com essas três companhias, neste ano, vamos celebrar o tempo do Advento, trazendo a ESPERANÇA em nossos corações, pensamentos e ações.
Este tempo, nos oportuniza também, a organizarmos nossos Planejamentos Paroquiais, revendo nossos compromissos com a Missão de Deus. Missão que nos compromete ao nos chamar para participarmos como pessoas batizadas (membros do corpo de Cristo, filhas/os do mesmo Pai celestial cidadãs e cidadãos do Reino de Deus, conforme nosso Rito do Batismo). Diante deste compromisso, temos a oportunidade de rever o que temos oferecido a Deus, através do nosso tempo, trabalho, talento e tesouro?
Assim, minhas irmãs e meus irmãos, nossa Diocese Anglicana do Paraná, neste Advento, está desafiando-nos a vivermos de maneira mais concreta as cinco marcas da missão anglicana, que são mais do que uma declaração de missão para a Comunhão Anglicana, pois devem ser vividas todos os dias, onde quer que estejamos. Vamos escolher uma delas (Proclamar as boas novas do reinado de Deus; Ensinar, batizar e nutrir os novos crentes; Responder às necessidades humanas com amor; Procurar a transformação das estruturas injustas da sociedade, desafiar toda espécie de violência, e buscar a paz e a reconciliação; Lutar para salvaguardar a integridade da Criação, sustentar e renovar a vida da terra), para executarmos uma ação e aos poucos transformaremos nossas vidas e a vida de outras pessoas.
Que nossa reflexão e oração, neste caminhar de preparação para celebração do Natal, nos anime no discipulado de Jesus, ouvindo Seus sinais .
“Que Cristo, o Sol da Justiça, brilhe sobre nós e disperse as trevas, iluminando o nosso caminho; e a bênção de Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, seja conosco, e conosco habite eternamente. Amém.”
Abençoado Advento,
Magda Guedes Pereira
Bispa Diocesana
Diocese Anglicana do Paraná